quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Treinamento sobre SCI - PAM-CIC

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2014, ocorreu nas instalações do AECIC o treinamento de SCI-Sistema de Comando de Incidentes.

O treinamento foi ministrado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para as empresas participantes do PAM-CIC.

No treinamento foi possível evidenciar que a metodologia SCI é comprovadamente efetiva no planejamento, organização, monitoramento e controle dos incidentes. No treinamento participaram 18 representantes das empresas participantes do PAM-CIC.

Segundo Débora Farias da empresa Elog Logística o treinamento proporcionou uma visão global e preparatória para os casos de incidentes emergenciais: "O treinamento é muito importante, pois possibilita as empresas aplicarem uma linha de raciocínio na atuação em casos de emergências".

Algumas fotos do treinamento realizado:







quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Bombeiros de Curitiba realizam treinamento de Combate a Incêndio em Liquidos Inflamáveis na refinaria da Petrobras

No dia 24 de julho de 2014, bombeiros do 3º SGB/1º GB realizaram instrução prática de combate a incêndio em líquidos inflamáveis, em instalações da Petrobrás, na Refinaria Presidente Getúlio Vargas – REPAR, em Araucária.

O treinamento prático é parte do Plano de Instrução do 3º SGB, que no mês de abril e maio abordou os assuntos de combate a incêndio em edificios altos e ambientes confinados, sendo agora complementado com o treinamento de combate a incêndio em líquidos inflamáveis. A instrução relembrou as tecnicas de abordagem com espuma, operação com esguicho, tipos de jato, dimensionamento da quantidade de água e LGE para abordagem a reservatórios abertos, análise de riscos destas situações, capacidade e limitações dos equipamentos, viaturas, inclusive sendo utilizado na instrução já o novo modelo de ABTR com bomba de maior capacidade (1250 GPM e 350 psi) e tanque de LGE com sistema de injeção automático.

Buscando sempre a excelência dos serviços prestados, esta atividade de continuidade da capacitação dos bombeiros, além de relembrar as tecnicas de combate a incêndio em líquidos inflamáveis, teve o objetivo de aprimorar o conhecimento do efetivo em relação as novas tecnologias enbarcadas nesta ultima geração de ABTR’s adquirida pelo CB do Paraná.


Ao todo, 25 bombeiros participaram da instrução, sendo que destes, sete eram Oficiais do 1º GB. Isto porque na instrução foi empregada a doutrina do SCI, tendo sido estabelecido Posto de Comando, as funções de Comandante de Incidente, Oficial de Segurança, Chefe de Operações dentre outras, todas brifadas e com identicação visual, tendo sido empregado coletes com cores diferentes para distingui-los dos demais bombeiros participantes da atividade. 












5ª ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DO NUDEC PAM CIC - 2014

Plano de Auxílio Mútuo da Cidade Industrial de Curitiba
29/07/2014

Aos vinte e nove dias de julho do ano dois mil e quatorze, empresas da CIC estiveram reunidas na AECIC, para debater e deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia: Item 01 – RETROSPECTIVA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO 1º SEMESTRE, Item 02 – APRESENTAÇÃO SCI E PROPOSTA DE TREINAMENTO, Item 03 – APRESENTAÇÃO DA PLANILHA TÁTICA/OPERAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIRO NAS EMPRESAS, Item 04 – COMBEPAM E SIMULADO GERAL, Item 05 – CONSIDERAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS.


- Foi realizada a apresentação pelo Insp Nelson sobre SCI: Histórico e Importância.
- Foi apresentado pelo Cap Menegatti: Curso de SCI, continuidade do trabalho anterior (SCI) nos dias 20 e 21 de agosto, das 08 às 17 horas, na AECIC. Serão disponibilizadas duas vagas por empresas e a participação deve ser confirmada por e-mail pamcicnudec@gmail.com até o dia 15/08.
O curso terá uma introdução para aqueles que não tiveram a oportunidade de participar anteriormente, mas que este será um pouco mais avançado. Com maior prática no final.
- Cap Menegatti, passou o plano de datas para o Treinamento com os Bombeiros nas empresas: o treinamento terá a característica de visita orientativa, seja a empresa anfitriã da equipe, deverá fazer uma apresentação de forma a informar as principais condições de riscos da empresa, dificuldades e estrutura. Para auxiliar neste formato será enviado às empresas uma planilha orientativa (em anexo) para preparação desta apresentação. A apresentação poderá ser em sala ou em campo, ou ainda os dois formatos, um complementando o outro.
Obs: o capitão deixou em uma folha as datas, onde cada um colocou a preferência ou data escolhida.
- Foi colocado em discussão
Combepam: chegando a realização no início de novembro. Deverá ser realizado na próxima reunião de coordenação a definição do grupo de trabalho da Combepam. Proposta e verificação de ser realizado na CNH.
Simulado: para ser realizado desta vez em uma empresa, devido no ano passado já ter ocorrido em via publica. Renner candidata.
- Blog: foi discutido sobre o uso e o que deve conter. Fazer o uso de enviar atividades das empresas em relação as atividade das brigadas, desde que não seja para promoção pessoal, o propaganda/publicidade comercial.
Que devemos fazer maior divulgação, tanto interno no PAM como nas empresas. Será proposto pelo Insp Nelson e Cap Menegatti, a inclusão de links dentro dos sites do bombeiro e defesa civil. Da mesma forma gerar link dentro do blog do PAM, os links para Defesa Civil e Bombeiros. Precisa ser definido um formato de registro para analise das solicitações e pedidos de postagens no blog, também o processo (caminho), canal de comunicação com o Administrador.
- Para o final foi realizado uma rodada de impressões sobre o passado e os resultados do PAM, Cursos, treinamentos, palestras entre outros, apresentados alguns novos representantes.


Ata elaborada por Miguel Prestes